Endoscopia

Endoscopia Digestiva Alta

O que é?
O exame de Endoscopia Digestiva Alta (EDA) é feito com um aparelho chamado de endoscópio, um tubo longo e flexível, com uma câmera central que visualiza todo percurso digestivo. É indicado para diagnosticar e tratar doenças da parte superior do tubo digestivo, incluindo o esôfago, estômago e a porção inicial do duodeno tendo a duração média de 15 minutos.

O procedimento pode ser realizado com anestesia tópica (spray anestésico) ou com sedação, utilizando medicação administrada por via endovenosa para permitir que o paciente relaxe e adormeça. A preparação do exame é feita com um jejum de pelo menos 8 horas, sendo que, a ultima refeição deve ser leve. Também é necessário a presença de um acompanhante.

Por muito tempo o exame de EDA foi feito com equipamentos em que o calibre do tubo (gastroscópio) era de maior diâmetro causando grande desconforto ao ser feito, muitas vezes sem sedação ou com sedação insuficiente, por estes motivos é uma exame temido por muitos, hoje podemos proporcionar um exame seguro e sem
qualquer desconforto ao paciente, devido ao uso de endoscópio moderno de menor diâmetro, com qualidade de imagem superior e equipamento de monitorização continua dos sinais vitais do paciente durante o exame.

Indicações para uma Endoscopia Digestiva Alta
A EDA tem se tornado cada vez mais difundida pela sua versatilidade, sendo indicado nas seguintes situações: Investigação de quadros de dor ou desconforto inexplicável no abdômen superior; Exame de rastreio de câncer; Investigação de quadro de náuseas e vômitos persistentes; Avaliação e possível tratamento para quadros de sangramentos do trato gastrointestinal superior; Investigação de varizes de esôfago;

Investigação de quadros de dificuldade de engolir alimentos ou sensação de comida entalada no esôfago; Avaliar gravidade da lesão do esôfago em pacientes que ingeriram substância corrosiva; Avaliar cura ou evolução de pólipos, tumores ou úlceras encontradas em endoscopias anteriores; Também pode ser usado para diagnosticar infecções pela bactéria H. Pylori.

É importante salientar que o exame de EDA, não serve apenas para visualizar o interior do trato digestivo, existe uma serie de procedimentos que podem ser realizados através do exame, sendo os citados abaixo realizados no Hospital São Camilo:
-Endoscopia digestiva alta com Teste da Urease (para detecção do H. Pylori);
-Retirada de corpo estranho (moeda, espinha de peixe, bateria e etc.);
-Biopsias em geral;
-Polipectomia (retirada de pólipos gástricos);
-Escleroterapia (controle de sangramentos gástricos).

Para mariores informações ligue: 099 3541.2263

<< Voltar

Parceiros